Federação de Bandeirantes do Brasil

 Curta nossa fan page no Facebook! Siga-nos no Twitter! Se inscreva no nosso canal no Youtube! Siga-nos no Linkedin!

Rio de Janeiro

Perguntas Frequentes


1. O que é preciso para ser Bandeirante?










Toda criança, adolescente ou jovem entre os 5 e 21 anos de idade pode ser bandeirante. Quem já passou dos 21 anos e ainda assim quer fazer parte será muito bem vindo como voluntário.



2. Quanto Custa para ser Bandeirante?

Não cobramos taxa de inscrição, mensalidade ou anuidade para ser bandeirante. Nossa arrecadação financeira é através de campanhas e doações.



3. Qual a diferença entre os Movimentos Bandeirante e Escoteiro?

Os dois movimentos são irmãos, criados pelo mesmo fundador, com os mesmos propósitos. A diferença está em como foi criado. O Movimento Escoteiro foi criado exclusivamente para meninos, enquanto o Movimento Bandeirante voltado para as meninas. Hoje, ambos os movimentos são mistos, com a participação de meninos e meninas. Existem outras as poucas diferenças como alguns nomes e a cor do uniforme.



4. Tem que usar aquele uniforme o tempo todo?

O nosso uniforme só é usado após a Promessa Bandeirante, em atividades externas ou cerimoniais importantes. Quem ainda não tem a Promessa, deve usar o uniforme de campo, ou seja, camisa bandeirante e calça jeans com tênis.



5. O que é a Promessa Bandeirante?

É a cerimonia mais importante do Movimento Bandeirante, é quando a crianças decide prometer ser leal a Deus, a pátria e ajudar o próximo em todas as ocasiões. Nesse momento, se torna de fato Bandeirante para sempre, independente do que aconteça, a promessa é pra vida toda.



6. O que é necessário para ser voluntário?

Vontade de ajudar. Todos podem ser voluntários, seja com uma ajudinha no final da atividade ou se tornando um Coordenador Bandeirante. O importante é entender que esse movimento só existe se tiver pessoas dispostas a abrir um pouquinho a mão do seu tempo para ajudar uma causa maior.



7. O que é necessário para abrir um Núcleo?

São necessárias quatro coisas: Espaço, voluntários, crianças e acreditar no Movimento Bandeirante. Cumprindo essas exigências já podemos começar um trabalho na sua localidade, entre em contato para ter mais informações.



8. É verdade que bandeirante acampa, dorme em barraca e até monta a fogueira?

Sim, sim e sim. Além disso, montamos pioneiras, fazemos jogos e temos muita música e dança. Os acampamentos acontecem nas férias ou feriados. Os materiais de campo, como ferramentas e barracas, são cedidos pelo Núcleo. É necessário o material individual da criança (roupa, higiene pessoal, lanterna e etc). Toda a preparação do acampamento, será fornecida pelo Núcleo antes do acampamento.



9. Tem que ser toda semana sem falta?

O desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes são progressivos, ou seja, crescem a cada semana. Não participar quebra essa continuidade, inclusive, se for habitual, pode comprometer todo o trabalho. Resumindo, se for uma falta por um motivo específico que realmente não tem com participar da atividade do dia, pedimos que comunique o coordenador, e principalmente, que isto seja exceção.



10. O que falta para você ser bandeirante?

Só falta você ir a um dos nossos Núcleos. Se você leu até aqui, no mínimo tem muita curiosidade de como é esse incrível mundo que estou te explicando. Vai ficar na vontade ou vai querer ver com seus próprios olhos? Venha ser Bandeirante :)