Federação de Bandeirantes do Brasil

 Curta nossa fan page no Facebook! Siga-nos no Twitter! Se inscreva no nosso canal no Youtube! Siga-nos no Linkedin!

Rio de Janeiro

Proposta Educacional

O Movimento Bandeirante - MB – prepara crianças e jovens para atuarem como cidadãos, conscientes das tarefas que lhes cabem, no processo de transformação e aperfeiçoamento da sociedade, através do desenvolvimento dos seguintes valores:

  • Solidariedade
  • Liberdade
  • Responsabilidade
  • Criatividade



Metodologia:

Nosso Movimento tem um método de educação baseado: na vida em pequenos grupos (divididos por faixas etárias), na convivência entre jovens e adultos, na adesão a um compromisso pessoal e respeito a valores éticos, na convivência com a natureza, na busca constante de sua progressão, na simbologia característica do Movimento, no serviço comunitário e na educação pela ação.

O Método Bandeirante expressa, em seus elementos, o pensamento de seu fundador, Lord Baden-Powell, e os princípios que o norteiam constituem a unidade de Ação do Bandeirantismo em todo o mundo. Saiba(m) quais são os elementos do método:

VIVÊNCIA DA PROMESSA E DO CÓDIGO

O ato de comprometer-se livremente diante de um Grupo torna a criança e o jovem responsáveis pela palavra dada, fazendo-os buscar permanentemente o aperfeiçoamento dessa promessa.

A Promessa e o Código são um incentivo às crianças e aos jovens para viverem em harmonia com os valores morais, sociais, culturais e espirituais. Eles expressam de maneira compreensível os princípios Bandeirantes. Estes valores determinam a conduta moral e a busca de uma dimensão espiritual, além do mundo material.

bandeirantismo

VIDA EM EQUIPE

A vida em equipe é o elemento central do Método Bandeirante. Na equipe, a criança e o jovem ampliam as relações interpessoais, o exercício do pensamento democrático e do comportamento solidário e cooperativo. Sua grande força é favorecer o desenvolvimento da responsabilidade, da participação, da liderança e do autocontrole, colaborando na formação do caráter e no conhecimento dos direitos e deveres na sociedade.

convivencia

APRENDER FAZENDO

Outro elemento do Método é o da educação ativa em que a aprendizagem se faz através da observação, experimentação e da atividade individual, permitindo à criança e ao jovem, por si mesmos, adquirirem habilidades e experiências, assim como, o desenvolvimento da sua autoestima e criatividade.

acampamentos

SERVIÇO COMUNITÁRIO

O serviço na comunidade e a participação são uma expressão real dos princípios do Movimento e também um meio de formação.
Aprender servindo é uma forma de conhecimento de si mesmo e do outro, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e assimilação de valores, tais como: a justiça, a solidariedade e o respeito aos direitos do outros.

met life

CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA

A convivência com a natureza possibilita a descoberta de si mesmo, como parte integrante do mundo físico e responsável pelo seu equilíbrio.

O contato com o mundo natural leva a criança e o jovem à percepção de outra dimensão, além da tecnologia e do conforto material.

meio ambiente

AUTO PROGRESSÃO

O Método Bandeirante se expressa em um programa de atividades em Grupos e habilidades individuais progressivas. Tem como finalidade, satisfazer um desenvolvimento gradual e harmônico da criança e dos jovens, numa progressão de atitudes frente aos valores do movimento.

progressao

CONVIVÊNCIA ENTRE JOVENS E ADULTOS

Dentro do Movimento, o adulto se integra ao Grupo como elemento de apoio e animação, e coopera para garantir o espaço e favorecer a progressão permanente da criança e do jovem, mantendo-se consciente quanto ao seu papel de testemunha dos valores do Movimento. A autoridade adulta existe como um serviço para a liberdade dos jovens.

SIMBOLOGIA

Os símbolos Bandeirantes são uma característica da unidade do Movimento, fazendo sua diferença em relação aos outros movimentos de juventude.

simbologia