Federação de Bandeirantes do Brasil

 Curta nossa fan page no Facebook! Siga-nos no Twitter! Se inscreva no nosso canal no Youtube!

Rio de Janeiro

Acampamento Estadual Azimute Rio 2016


Foi com muita alegria que nos dias 12 a 15 de Novembro 2016 aconteceu o tão esperado Acampamento Estadual Azimute Rio 2016. Com aproximadamente 250 Bandeirantes entre Ciranda, B1, B2, Guia, Coordenação, Equipe Técnica e Dirigentes, foram quatro dias de muitas atividades e Bandeirantismo. Ciranda no mundo do Mágico de Oz, B1 vivendo quatro dias de Super Heróis com muitos vilões para enfrentar, B2 viajou para o mundo do Star War – “Keep Calm, I am Jedi! “ e os Guias foram parar no mundo dos Divergentes: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade ou Audácia? Qual seria sua facção? O Azimute Rio 2016 ainda trouxe um pórtico de bambu feito pela equipe técnica para receber os participantes além de cerimoniais com muita alegria e conhecimentos bandeirantes.


É indescritível a alegria das crianças e jovens... As amizades reais que lá se formaram... As trocas de bilhetes e o momento mágico e lindo que foi o nosso “Fogo de Conselho”. Com muito espírito Bandeirante as adaptações foram realizadas devido a chuva. Num espaço maravilhoso proporcionado pelo Sítio Maranatha (https://www.facebook.com/maranathasitio/) em Araruama.

Ciranda viveu uma grande história no mundo do Mágico de Oz. O grande desafio das crianças de 05 a 08 anos era ajudar a Dorothy a encontrar o caminho de sua casa. Enfrentaram a Bruxa má do Oeste, fugiram do macaco alado e caminharam pela estrada de tijolos amarelos e ainda encontraram os personagens Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. A alegria estava estampada nos rostos das crianças.

Os B1 (Bandeirantes de 09 a 12) anos receberam a visita de cinco super-heróis que estão recrutando aspirantes a SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão), uma agência mundial que cuida dos interesses do mundo. E ainda monitora os heróis (em especial os Vingadores) em suas missões, além de ser considerada a "última defesa do mundo" contra ameaças superiores, como os skruuls, a HYDRA, inumanos, etc. Eles foram recrutados e passaram quatro dias por desafios e atividades para capturar os vilões.

Os B2 foram recebidos por um Jedi convocando todos para uma reunião urgente. O Jedi explica que interceptaram uma mensagem de uma câmara escondida onde revela os verdadeiros planos de Dart Vader. Perante os acontecimentos todos os planetas concordam que não há tempo para negociações e os B2 são a última esperança: a suprema luz da força. E assim, passar pela Academia de Jedi, viver uma Guerra nas estrelas e Salvar a galáxia do Dart Vader, além de muitas outras aventuras, foi um pouco do que esses jovens B2 viveram nesses dias.

Os Guias viveram 04 dias de Divergentes: Abnegação; Erudição; Audácia, Amizade e Franqueza. Todos os jovens Guias foram submetidos durante o acampamento a Testes de aptidões, para descobrir qual a sua facção. Altruísmo, coragem, bondade e honestidade foram um pouco do que eles precisaram para enfrentar os desafios propostos pela coordenação, e claro, muito espírito bandeirante e trabalho em equipe.


Devemos agradecer ao apoio da APPAI – Associação de Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (http://www.appai.org.br/) que não negaram esforços na doação de camisas e latas de leite através do seu setor de Programa de Projetos e Ações Sociais. Aos amigos Prof. Pedro Ernesto e membros do Conselho Diretor Estadual Sra. Maria Olinda Luz – Vice Presidente, Sra. Maria Luiza Ludolf – 1ª tesoureira e Sra, Lucia Rodrigues – 1ª Secretária; aos Restaurantes Conexão e Estação Toledo e as Empresas Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente (http://www.biodinamica.bio.br/institucional.php) e a PUC RIO (http://www.puc-rio.br/) com as contribuições para a alimentação do Acampamento.

Para resumir o que foi o Azimute Rio 2016 segue o depoimento de uma Bandeirante que participou:

“Oi.. Eu sou Beatriz Parrilha Guimarães do Núcleo Cruzeiro do Sul do Ramo B2. O Azimute para mim é um negócio muito estranho porque eu amo e não amo ao mesmo tempo porque são sempre os melhores quatro dias da minha vida! A gente tira esses dias para ficar todo ligado no bandeirantismo e a gente reencontra outras pessoas maravilhosas e é uma coisa surreal! Não dá para explicar o que eu senti nesse Azimute. Foi muito importante para mim porque eu conheci muitas pessoas no Azimute de 2013 e eu consegui reencontrar essas pessoas... Eu criei amizades muito fortes. É um amor muito forte que a gente sente um pelo outro e eu não tenho o que reclamar desse Azimute. Foi tudo muito maravilhoso. Lá era o melhor lugar do mundo com as melhores pessoas do mundo então eu só tenho a agradecer!!! Será inesquecível em minha vida. Obrigada Azimute Rio 2016!!”
Que venha o próximo: Azimute Rio 2019... Aguardamos por você!



Autor: Federação de Bandeirantes do Brasil/ RJ

Últimas Notícias

VER TODAS